Publicado pela editora Intríseca, o livro Extraordinário foi escrito pela R. J. Palacio e foi publicado em 2013, se aprofundando na literatura juvenil e tendo o bullying como o alvo principal.
Extraordinário conta a história de Ausgust Pullman, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Por conta das cirurgias e o hospital ser praticamente sua segunda casa, Auggie nunca pôde ir a uma escola, sua mãe o ensinava em casa como podia, mas prestes a começar o quinto ano e um pouco melhor do que antes, o menino resolve encarar a rotina escolar e durante este ano em uma escola particular de New York, August conhece seus novos colegas e os problemas de um garoto com deformidade facial.
"Acho que deveria existir uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé uma vez na vida." Os personagens do livro são incríveis e por ser narrado entre todos eles (ou pelo menos quase todos, rs) temos uma noção de várias versões da história (tanto do agressor verbal, como da vítima verbal). Mas o que mais me chamou a atenção foi que muitas vezes as pessoas zombam juntas com as outras não por ter achado graça, mas sim para ser "da turma", fato que ocorre muito na vida real. É uma história perfeita, com uma narrativa bem leve, mas não irá ganhar a nota máxima por um motivo. Na parte cinco, narrada por Justin, a autora optou por textos com parágrafos sem maiúsculas e isso me irritou muito, não sei vocês, mas não suporto ler textos assim, e isso foi totalmente desnecessário, tanto que Justin estava apenas narrando, e não escrevendo sua parte. Mas eu recomendo esse livro, é aquele tipo de leitura que deveria ser obrigada nas escolas!