Escrito por Lois Lowry, O Doador de Memórias trata de um romance da literatura internacional publicado em 2014. Sua sequência já foi lançada, se chama A Escolhida.
O livro conta a história de Jonas, um garoto inocente de 11 anos que vive em uma sociedade sem sentimentos, cores e arte. Todos neste lugar vivem sua infância em uma espécie de fases, a cada fase algo novo é aprendido, e na cerimônia dos doze em dezembro, onde é dada a profissão de cada criança, Jonas recebe uma profissão digna de muita honra e coragem, ele é o novo Recebedor de memórias da sociedade, escolhido após a crise da sua antecessora a 10 anos atrás. A partir disso, o garoto começa a ter treinamento com o antigo recebedor, um velho sábio que tem em mente todas as lembranças de sociedade.
"O que você vai receber agora, porém - explicou ela com brandura -, será dor de tal magnitude que nenhum de nós pode compreender, porque está além de nossa experiência."
Esse é um livro que no final você para para refletir. O enredo é excelente, mas por ser contado em terceira pessoa, não me fez envolver tanto com a personagem principal, o Jonas. E se você espera um livro cheio de reviravoltas e ação, acabe já com essas expectativas, pois é uma história bem previsível, talvez pela sociedade ser tão previsível, porém é uma boa leitura, leve e rápida.